Galo condena derrubada de casas em Vitória da Conquista: “desumana”

1

O presidente da Comissão de Direitos Humanos e Segurança Pública da Assembleia Legislativa da Bahia, deputado Marcelino Galo (PT), condenou veementemente a derrubada de casas no bairro Nova Cidade, em Vitória da Conquista, entre às 5h e 6h30 da manhã desta segunda-feira (4). De acordo com relato de moradores, prepostos da prefeitura comandada por Herzem Gusmão (PMDB) chegaram ao bairro, com tratores e policiais militares, e derrubaram os imóveis sem estabelecer qualquer tipo de diálogo.

“Os moradores, que são pobres, foram pegos de surpresa e expulsos dos imóveis, com crianças e idosos. Essa é mais uma atitude desumana, vergonhosa de quem, ao invés de cuidar do ser humano e apresentar uma alternativa àqueles cidadãos, um plano habitacional para reduzir o déficit na cidade, só sabe perseguir e massacrar os mais pobres. É uma gestão desastrosa”, enfatizou Galo, para quem há “evidentes” retrocessos nesses quase dois anos de gestão peemedebista. “Falta sensibilidade social e políticas públicas que foquem no desenvolvimento sustentável e inclusivo de Conquista. Não há compromisso com essa pauta, e essa ação, que atenta contra o princípio da dignidade humana, prova isso. Há apenas retrocessos”, afirma.

A prefeitura informou que cumpriu uma determinação judicial de reintegração de posse. O terreno ocupado na Serra do Periperi, segundo a gestão, pertence ao município. 

Compartilhar